3 frases do livro “O Principezinho” que o vão inspirar e motivar

o principezinho

A obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry é um clássico sobre a amizade e a solidariedade. Publicado pela primeira vez em 1943, “O Principezinho” é o livro Francês mais vendido e o terceiro em quantidade de traduções recebidas, depois do Alcorão e da Bíblia, com versões em mais de 160 línguas.

A história de “O Principezinho” inicia-se com a queda de um avião no deserto do Saara seguido de um inusitado encontro. Perdido naquele lugar distante, o piloto do avião depara-se com uma criança de cabelos cor de ouro e corpo frágil, que diz ter vindo de um pequeno planeta chamado B612, onde vivia na companhia de uma rosa. A amizade entre os dois fortalece-se em pouco tempo e, juntos naquela aventura, ambos repensam os seus valores e encontram um novo sentido para a vida, reforçando a importância das coisas simples.

Neste artigo vou partilhar consigo 3 frases desta obra que o poderão motivar e inspirar, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

“O que dá beleza ao deserto é que esconde um poço de água em qualquer parte”

Esta frase reflecte a importância de se ser optimista e saber observar as oportunidades. Quem souber observar oportunidades nos momentos de dificuldade entenderá que uma mudança poderá ser sinónimo decrescimento. Para além disso, saberá também o quão importante é manter uma mente positiva, ao invés de gastar tempo e energia no lado mau das coisas.

“O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos na mesma direcção”

Esta frase reflecte a importância de percebermos que não estamos neste mundo sozinhos, de que somos todos um e de que juntos somos mais fortes. No campo profissional reflecte a importância de trabalhar em equipa. O ser humano não é uma ilha, muito pelo ao contrário. O ser humano nasceu para viver em comunidade e conectado, partilhando experiências e informações. O ser humano é um ser social. É por isso um erro pensar que o indivíduo é melhor que o colectivo, ou que “uma cabeça pensa melhor do que duas”, porque isso não corresponde de todo à realidade.

“Mesmo os nossos fracassos são parte dos nossos pertences”

É errando que se aprende. Sem falharmos e aprendermos algo com essas falhas, não evoluímos. Pode parecer um cliché, mas só quem pensa fora da caixa e tem coragem para inovar, para ousar, é quem está sujeito a falhar. O erro faz parte da aprendizagem e ajuda a desenvolver importantes capacidades. Assim sendo, perca o medo de errar e invista em novas experiências e novas ideias para que assim possa evoluir e crescer, tanto a nível pessoal, como a nível profissional.

Estes são apenas 3 dos inúmeros ensinamentos e inspirações que é possível retirar desta fantástica obra de Antoine de Saint-Exupéry.

Espero que vos sejam úteis.

Um beijo no 💗 com toda a minha Gratidão, Sandra

Publicado por LovMov, Love is Life 🦋

Sandra Raposo, 43 anos, apaixonada por marketing, comunicação e, sobretudo, por poder partilhar com os outros a sua experiência pessoal de expansão da consciência, auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal. Lema de Vida: Todos nascemos para ser Felizes!

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar